Prossegue o circo das eleições, um circo de loucuras, derrapadas e incompetências, em Cuiabá. Sim, Mauro Mendes, o mais lazarento pé frio desta eleição, destroçado nas urnas, no 1º turno, quando arrastou Botelho pro buraco, em Cuiabá, acabou tendo que engolir o sapo careca.
Com evidente embaraço, de parte a parte, pelo que se vê na farsa do vídeo, Mauro Mendes abraçou Abilio Brunini e inverteu o significado das coisas, dizendo que aquele mesmo candidato bolsonarista que ele chamava de careca maluco e despreparado, no 1º turno, agora é o “homem certo”, imaginem, para governar Cuiabá e redirecionar os rumos da capital. A vantagem para essas lideranças bolsonaristas é que elas falam para um gado que engole todos os sapos que se lhe apresentam – e segue lambendo suas lideranças.
Mas a situação é constrangedora para Cuiabá e para os cuiabanos. Essa eleição tem gosto de bafão. Essa eleição, em Cuiabá, digo mais, é uma eleição marcada pelo constrangimento.
Lúdio Cabral , do PT, aquele candidato pretensamente bonzinho e bonitinho do PT que Mauro Mendes rejeita agora, vejam só, o Lúdio, orientado pelo inacreditável marqueteiro Pedro Pinto – dispensando as orientações de um conselho político que, de resto, jamais chegou a ser formado -, passou o 1º turno inteirinho levantando lencinho branco para esse governador truculento.
Lúdio, sempre posando de iluminado, chegou a usar uma fala de MM em vídeo divulgado no programa do PT na TV, com o governador garantindo que ele, Lúdio, era um político equilibrado. Lúdio tentou fazer de MM garoto propaganda dele mesmo, Lúdio. Acreditou nesta furada.
Chegou agora a hora da onça beber água, e o governador que destruiu a vida de tantos e tantos pescadores e comete assédio moral quase que diário contra profissionais da Educação, neste Estado, além de usar até a Polícia Civil para atacar e tentar calar os jornalistas que “ousam” criticá-lo, preferiu defender voto no louco Abilio, ao invés do voto no auto intitulado equilibrado Lúdio. Perdeu, playboy. Lúdio com cara de tacho. Há quem o chame de Ilúdio – aquele que ilude ou é iludido.
MM fez uma opção de classe, claro. Mauro Mendes é um defensor ardiloso do patronato e não poderia, mesmo, dar mole para o candidato dos trabalhadores, por mais vacilante que ele seja. Bastara 2008, quando MM fez dobradinha com a professora Verinha para a Prefeitura, sob a batuta de Blairo Maggi. De lá prá casar, MM nunca mais precisou usar o PT. Deixou isso, atualmente, para o Carlos Fávaro, outra das inúmeras ramificações do poder dos barões do Agro.
Mas Lúdio assumira esta ilusão. Como resultado, o desafio diante da campanha do PT – Partido dos Trabalhadores, nesse 2º turno, é muito grande. Os bolsonaristas, que nunca antes ganharam em Cuiabá, seguem liderando as pesquisas. A chapa da esquerda em xeque.
Lúdio e a Federação que, em 2022, fizeram campanha para que Márcia Pinheiro fosse governadora, até agora não levantaram nenhum lenço branco para o prefeito Emanuel Pinheiro e para o MDB. Lúdio e a Federação, apatetados, preferiram sonhar com os carinhos de Mauro Mendes. Deram com a cara na parede. MM se entregou aos carinhos brutos de Abilio Brunini. Os brutos também amam?!
O PT que salvou Emanuel em 2020, diante do mesmo tenebroso Abilio, agora parece que se recusa a ser salvo por Emanuel e sua tropa. Será que Lúdio e o PT tem alguma surpresa escondida na manga? Será que Pedro Pinto, um dos marqueteiros que lançaram aquele folclórico velhinho na TV para destroçar com Alexandre César e com o PT, na campanha em 2004, vai se socorrer, novamente, do Comitê da Maldade? Não acho aconselhável vencer pela baixaria como venceu Wilson Santos. Mas vá lá saber do que esse marqueteiro é capaz.
Sim, o desafio dessa virada é enorme. Um trabalho para Hércules, se ainda existisse um Hércules, como naquelas fábulas mitológicas. As lideranças do PT estão à beira de um ataque de nervos e o ajuste da rota tem que ser profundo.
Será que as massas populares vão se levantar para resgatar o PT e seu candidato?! Ah, seria muito bom se as massas – virando de cabeça pra baixo as lições do leninismo – assumissem o protagonismo e mostrassem, para esses intelectuais de meia tigela que comandam o PT, o caminho da vitória, já que as lideranças petistas, no meu modesto entender, atuaram como baratas tontas, sem a capacidade de se orientarem, em diálogo com suas bases, fazendo crítica e autocrítica do seu próprio desempenho.
É urgente a presença de Lula e outras personalidades da esquerda em Cuiabá para elevar a moral da galera.
Ousar lutar, ousar vencer! Um desafio grandioso pode produzir uma vitória grandiosa. Tudo depende da qualidade dos combatentes. Mas, pelos dados que alinhavei, será que ainda existe essa possibilidade para o Exército Brancaleone da esquerda?!
Daqui até o dia 27, veremos de que são capazes homens e mulheres da esquerda cuiabana. Ousar lutar, ousar vencer! – foi sob esta orientação militante, lançada por Mao Tse Tung e outros dirigentes da esquerda, que os chineses construíram a China grandiosa que temos hoje, superando todas as asneiras e doidices e violências praticadas durante a chamada Revolução Cultural.
A militância de esquerda, em Cuiabá, está diante de um desafio assemelhado. Superar asneiras e doidices praticadas no 1º turno e tentar fazer a virada. E já fico pensando que, em um governo comandado pelo jactancioso Lúdio, muitos serão as correções de rotas necessárias. O médico pode ter sido mordido pela mesma mosca azul que fez de Mauro Mendes o governante despropositado que ele é hoje.
Como Dom Quixote e Sancho Pança, todavia, seguimos adelante. Intimoratos, persistentes. O futuro nos pertence. O futuro, esse presente sempre adiado, sempre empurrado pra depois.
Enock Cavalcanti, 71, jornalista, é editor do blogue PAGINA DO ENOCK, publicado a partir de Cuiabá, Mato Grosso, desde o ano de 2009.
*Os artigos de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do Isso É Notícia
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)