Reconstruindo Sonhos – O dia começa com o barulho suave da farinha caindo na bancada. Mãos firmes, porém cuidadosas, de internos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, misturam o trigo com fermento, sal e açúcar.
O cheiro dos ingredientes frescos já anuncia o que vem pela frente. Em seguida, ovos são quebrados com precisão, incorporados à massa que ganha forma ao ser amassada com dedicação e força.
Aos poucos, a mistura homogênea descansa, enquanto a turma de 25 privados de liberdada da PCE, a maior unidade penal do estado, se prepara para o próximo passo: modelar os pães e esperar o forno completar a mágica.
A qualificação, realizada em período integral, não só ensina técnicas culinárias, mas também alimenta sonhos de uma vida nova.
Essa é a rotina do curso profissionalizante de ‘Panificação e Confeitaria’, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), como parte do projeto ‘Reconstruindo Sonhos’, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Em reconhecimento à sua contribuição, o Senac-MT foi homenageado este ano no 2º ‘Prêmio Dimas’, que destacou as instituições parceiras do ‘Reconstruindo Sonhos’ ao longo de 2024, proporcionando ainda capacitações profissionais de ‘Costureiro’, ‘Padeiro’ e novas perspectivas de vida.
Senac Integra Juventude – Enquanto isso, no Complexo Pomeri, também na capital, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas se dedicam ao curso básico de ‘Corte de Cabelo Masculino’, descobrindo nos detalhes e nas linhas precisas das tesouras um caminho para o mercado de trabalho.
Já essa iniciativa faz parte do ‘Senac Integra Juventude’, programa lançado em outubro deste ano em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso, cujas atividades também são realizadas no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o ‘Senac Integra Juventude’ simboliza a chance de recomeço para esses jovens.
“Queremos que eles visualizem um futuro diferente. Não estamos apenas qualificando, mas mostrando novas perspectivas de ressocialização. Uma profissão pode ser a chave para que esses adolescentes se sustentem e apoiem suas famílias”, observou.
O desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça do estado (TJMT), destacou o papel da qualificação profissional na ressocialização.
“A capacitação é o alicerce para a reintegração desses jovens. Estamos oferecendo não só conhecimentos técnicos, mas também apoio emocional, essencial para o sucesso dessa jornada”, afirmou.
A juíza Leilamar Rodrigues, coordenadora do Eixo Socioeducativo do GMF-MT, acredita que o projeto abrirá novas portas. “A ideia é mostrar a esses adolescentes as possibilidades que o mercado oferece. A experiência adquirida aqui será um passo importante para a reinserção”, pontuou a magistrada.
Além dos cursos práticos, o programa prevê palestras que abordem temas como ‘Inteligência Emocional’, voltadas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos jovens. Para o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer da Silva, a iniciativa vai além da qualificação. “Estamos oferecendo uma nova perspectiva de vida. Queremos transformar, impactar e criar possibilidades reais de futuro para esses jovens”, ressaltou o dirigente.
O Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é a principal instituição de educação profissional voltada para o setor de comércio de bens, serviços e turismo do Brasil. Fundado em 1947, há 77 anos em Mato Grosso, o Senac se destaca por oferecer uma formação completa, desde cursos de capacitação até o ensino superior, com foco na qualificação e inclusão de jovens e adultos.
Sem fins lucrativos e mantido por empresários da classe comerciária, o Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que supervisiona todas as federações do comércio no país. Em Mato Grosso, a instituição está ligada ao Sistema Fecomércio MT e é responsável pelas ações educacionais e sociais no estado.
Com unidades em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Colíder e Água Boa, o Senac oferece uma infraestrutura moderna, com salas climatizadas e laboratórios especializados. Essa estrutura é essencial para atender às demandas do comércio e contribuir para o desenvolvimento regional, formando profissionais capacitados para atuar nos mais diversos segmentos.
O Senac Mato Grosso disponibiliza uma ampla gama de cursos, desde a formação inicial até o ensino técnico, além de programas personalizados para empresas. A instituição também oferece bolsas de estudo por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), garantindo acesso à educação profissional de qualidade para todos.