O senador Wellington Fagundes reforça o chamado aos estudantes da rede pública de ensino médio de Mato Grosso para participarem do Programa Jovem Senador 2026, cujas inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (2). A iniciativa, promovida pelo Senado Federal por meio de concurso de redação, tem como tema nesta edição “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”, e os trabalhos podem ser entregues até o dia 17 de abril, conforme o regulamento.
O programa seleciona anualmente 27 estudantes, um para cada unidade federativa, incluindo o Distrito Federal, para uma experiência de imersão em Brasília, entre 17 e 21 de agosto de 2026, com todas as despesas custeadas para os alunos e seus professores orientadores. A cada edição, os vencedores conhecem de perto o funcionamento do Congresso, participam de atividades que simulam o trabalho parlamentar e têm a oportunidade de apresentar sugestões que podem se tornar projetos de lei.
Em 2025, a representante de Mato Grosso no programa foi a estudante da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, de Sinop, Stefany Formigari Wrzsciz, que conquistou a 1ª colocação estadual, sob orientação da professora Gisele Cristina Kraeski Gonçalves.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
O senador enfatiza que a participação no programa vai além de um reconhecimento acadêmico: é uma oportunidade de estimular a reflexão crítica, o engajamento cívico e o entendimento sobre os desafios da democracia no ambiente digital e na sociedade. “Em um ano de eleições gerais, quando a participação política começa a ganhar mais visibilidade entre os jovens, iniciativas como o Jovem Senador são ainda mais relevantes, pois contribuem para fortalecer a consciência cidadã e o papel dos jovens no processo democrático”, afirma Wellington Fagundes.
Os estudantes interessados em participar devem ter até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026 e realizar as redações em ambiente escolar, sob supervisão de professor orientador. Cada instituição de ensino deve escolher um trabalho para representar a escola e encaminhá-lo à secretaria de educação estadual até o fim de abril. A secretaria terá até 29 de maio para selecionar os três melhores textos e o Senado escolherá o vencedor de cada estado a partir dessa seleção.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do estado, em Mato Grosso, a juventude representa parcela relevante do eleitorado em formação: há um público estimado em quase 157 mil jovens de 15 a 17 anos residentes no estado, muitos dos quais ainda não registraram título de eleito, um indicador da importância de estimular precocemente o engajamento político e social entre as novas gerações.
Wellington Fagundes reforça o convite a todas as escolas públicas estaduais e seus estudantes para que participem ativamente do Programa Jovem Senador 2026, contribuindo com ideias, debates e perspectivas que ajudem a fortalecer a democracia e ampliar a voz dos jovens na sociedade.























