Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RECICLAGEM

Associação de Catadores atua ao lado da DPEMT levando educação ambiental para a população

Ao longo dos meses de outubro e novembro, a DPEMT visita diversas associações de catadores em Cuiabá para tirar as dúvidas da população sobre materiais recicláveis
Associação de Catadores atua ao lado da DPEMT levando educação ambiental para a população -FOTO : Isabela Mercuri

Compartilhe essa Notícia

Responda rápido, destes itens, quais são recicláveis: caixa de pizza, pacote de salgadinhos, recibo de mercado, vasilha de salgados ou tampa para bolos? Se você não conseguiu responder, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá (Acamarc) te ajuda a sanar essas dúvidas. Criada a partir de um projeto social no bairro Novo Tempo, em Cuiabá, a associação de catadores atua há 18 anos na Capital com a coleta seletiva dos materiais recicláveis.

“A Acamarc começou a partir de um projeto social, um clube de mães, junto com uma grande empresa que nos auxiliou na compra de uma prensa. Hoje somos 15 cooperados, mas também trabalhamos ao lado das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mensalmente impactamos cerca de 25 famílias que estão ligadas com os trabalhos da nossa cooperativa. Nós entramos em contato com o estabelecimento, ou eles entram em contato conosco, fazemos a visita, realizamos a educação ambiental e aí fazemos um cronograma da coleta a ser realizada no local. Quando o material chega aqui, ele passa por uma triagem para separar o que é reciclável, aí ele vai pra prensa e depois levamos para a comercialização”, conta a diretora financeira de logística da Acamarc, Fabiana Arruda de Jesus.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), visitou a sede da Acamarc, localizada na Rodovia MT 400, km 6.6, em Cuiabá, e produziu um vídeo tirando as dúvidas mais comuns da população sobre o que é ou não material reciclável. O vídeo faz parte da campanha “Fato ou Fake: Reciclagem”, uma parceria entre a Defensoria Pública, as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Cuiabá e o Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos (Gaedic) em atenção aos Catadores de Materiais Recicláveis.

Aliás, é por meio do Gaedic Catadores que a Acamarc tira todas as suas dúvidas jurídicas e também consegue colocar em dia a documentação dos catadores que atuam na associação. Além disso, o Gaedic também atua ao lado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com cursos de capacitação em associativismo e cooperativismo.

“A ajuda da Defensoria Pública é essencial nessa batalha do dia a dia. A Defensoria está sempre conosco porque ela conhece a nossa história e a luta dos catadores e catadoras. Ela leva a importância do nosso trabalho a todos os gestores para que possamos continuar contribuindo com o meio ambiente por meio da coleta seletiva e da reciclagem. A nossa cooperativa não é só coletar, nós também fazemos a educação ambiental”, afirma Fabiana Arruda.

O Gaedic Catadores – O Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos (Gaedic) em atenção aos Catadores de Materiais Recicláveis foi criado em 2020, com o objetivo de dar atenção especial a grupos sociais específicos da população para prestar assistência jurídica integral e gratuita de forma prioritária e coletiva.

Desde o seu surgimento, o Gaedic Catadores de Materiais Recicláveis sempre atuou firmemente com o objetivo principal de levar dignidade e conhecimento aos trabalhadores, fazendo com que eles possam se unir em associações e cooperativas para que busquem melhorias em suas vidas.

Para tanto, o grupo auxilia os trabalhadores com cursos de formação, educação básica, aulas que ensinam a criar e gerir as associações e cooperativas e também atuando lado a lado dos trabalhadores para que eles possam ter acesso às políticas públicas estaduais e municipais.

“A participação do Gaedic na emancipação de catadores e catadoras de materiais recicláveis no estado de Mato Grosso trouxe a toda essa categoria personalidade jurídica na criação e organização das cooperativas e associações, legitimidade social e capacidade de dialogar com o poder público. Quando o Gaedic entra na interlocução de pessoas vulneráveis junto ao poder público nós ajudamos no empoderamento e os incluímos na cadeia produtiva de materiais recicláveis. Sempre buscamos levar melhoria na condição de vida, social e econômica, dos catadores já organizados e dos ainda não organizados”, afirma a coordenadora do Gaedic, a defensora pública Kelly Christina Monteiro.

Associação de Catadores atua ao lado da DPEMT levando educação ambiental para a população -FOTO : Isabela Mercuri

Fato ou Fake: Reciclagem – Entre o mês de outubro e novembro, a Defensoria Pública de Mato Grosso realiza a campanha “Fato ou Fake: Reciclagem”, com o objetivo de sanar as dúvidas da população quanto aos materiais recicláveis, a coleta seletiva e a educação ambiental.

Em parceria com o Geadic Catadores e com as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Cuiabá, a DPEMT publica nas redes sociais uma série de vídeos instrutivos que tem como protagonistas os próprios catadores que estão na missão de realizar a coleta seletiva na Capital.

COMENTE ABAIXO:

publicidade

publicidade