Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
VIAGEM ENTRE GERAÇÕES

Avó e neta unem gerações em exposição no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

A mostra segue até 21 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha - Foto: Emanoele Daiane

Compartilhe essa Notícia

Será aberta nesta terça-feira (14) de outubro, às 14h, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, a exposição “Cores, Traços, Criatividade: uma viagem artística entre gerações”, reunindo obras da artista plástica Ellém Pellicciari e de sua neta, Yasmin Peliciari, de 14 anos.

A mostra segue até 21 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Promovida com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, sob a gestão do secretário Fernando Medeiros, e da ARTEMAT (Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso), a exposição celebra a arte como elo entre gerações e como instrumento de expressão, aprendizado e afeto.

Diálogo entre gerações

Com olhares distintos e complementares, avó e neta compartilham o espaço expositivo como um diálogo entre a experiência e o frescor da descoberta.

Ellém Pellicciari, natural de Franca (SP) e residente em Cuiabá desde 1994, apresenta obras em tinta acrílica, explorando temas que transitam entre o simbólico, o ambiental e o humano. Sua produção reflete um olhar poético e crítico sobre a sociedade, ao mesmo tempo em que valoriza a simplicidade da vida cotidiana.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

“As minhas obras são em acrílica sobre tela. Tenho diversos estilos, desde o contemporâneo até a Arte Naif, com paisagens de vilarejos. São paisagens com a simplicidade da vida em sítios e povoados”.

Com uma trajetória que une arte, educação e causas sociais, Ellém é mestre em Educação, integra o Projeto Ambiental Teoria Verde e atua na proteção animal em Cuiabá. Atualmente faz parte da diretoria da ARTEMAT, contribuindo para a valorização da arte mato-grossense. Ao longo de sua carreira, já participou de diversas exposições em Mato Grosso, em outros estados e em galerias internacionais.

Ao lado da avó, Yasmin Peliciari, nascida em 2011, apresenta sua primeira exposição. Apaixonada pela estética e expressividade dos animes, ela cria personagens com lápis de cor aquarelado e canetas hidrocor, revelando delicadeza e intensidade em cada traço. Mesmo em formação, já demonstra identidade artística própria e um olhar sensível sobre o universo juvenil e contemporâneo.

A arte como verdade

Inspirada na frase de Pablo Picasso, “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”, a mostra propõe ao público uma experiência estética e emocional, em que os diferentes estilos e gerações se encontram para celebrar o poder transformador da criação artística.

Para o secretário Fernando Medeiros, o incentivo a exposições como esta reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o fortalecimento da cultura local.

“A arte é um reflexo da nossa identidade e da nossa diversidade. Valorizar artistas como Ellém e Yasmin é incentivar o diálogo entre gerações e reconhecer a importância da expressão criativa na formação humana e social”, destacou Medeiros.

COMENTE ABAIXO:

publicidade

publicidade