Mesmo com a agenda cheia, incluindo shows por outros palcos do país, os músicos da banda Calorosa ainda conseguiram se lançar em um processo imersivo de criação e gravação de novas músicas, renovando repertório e construindo caminhos possíveis de circulação para a música produzida em Mato Grosso.
O resultado é o EP DMT, cujo lançamento do Selo Lambuza Musical será marcado por dois shows: no dia 16 de outubro, na UFMT e 17, no Rebu Bar, que fica na avenida principal do Boa Esperança. Ambos eventos, a partir das 21h e com entrada gratuita. O projeto se concretiza graças à seleção no edital Viver Cultura – Edição Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A partir do dia 16 o EP já estará disponível nos perfis da banda nas principais plataformas digitais de música.
Ao realizar lançamentos em “doses homeopáticas”, a banda investe em uma estratégia que garante o frescor e inventividade intrínsecas às suas produções, ao tempo em que de forma gradual, seus músicos descobrem novas sonoridades e renovam seu potencial artístico a partir da vivência de projetos musicais paralelos. O resultado são criações que só fortalecem a identidade musical, conceituada de maneira igualmente inovadora, como “pop tropical pantamazônico”.
O novo EP traz as faixas “Sem moagem”, “Ladino” e “De emetê (DMT)”, começando respectivamente, com a mistura dos ritmos mais populares de Cuiabá, abrindo alas com o lambadão e funk, e seguindo em uma crescente se aproximando do rock, integrando riffs de guitarras e sintetizadores até chegar na última faixa com uma base eletrônica pesada.
Dessa forma, a Calorosa dá continuidade à efervescência criativa marcante, que vem da fusão de elementos regionais, como o cururu, siriri e rasqueado, mas desta vez, evocando especialmente, a potência do funk ritmo Cuiabá. E sim, é por isso que a estrela da vez é a “Sem moagem”, com toques especiais do Xinn Beats e da guitarra de Adriano Lima, que hoje soma à clássica Os Maninhos.
Karola Nunes, que na Calorosa assume vocal e guitarra, celebra o resultado. “Estou realizada com a gravação desse EP. Ele segue o caminho que a gente vem trilhando desde o início da Calorosa, que é ousar e experimentar. Essas canções foram na contramão do nosso processo porque já apresentamos nos shows, então o pessoal já conhece e já canta junto. Mas nesta etapa traz a novidade de outros elementos e participações”.
Já Yan Alvez (vocal e guitarra), que participou ativamente da gravação de um EP da banda pela primeira vez, comemora o resultado do primeiro EP com a banda. “Apesar de estar na Calorosa há um tempinho esse é meu primeiro EP com a banda. Pude participar tanto na composição da letra como de arranjo instrumental. A essência de misturar é o nosso ‘calorismo’. E a participação do Adriano Lima na guitarra foi muito importante para a sonoridade que a gente queria, abriu minha mente. O Xinn também veio pesadão com o funk cuiabano que ele conhece bem e entendeu o que a gente queria e chegou somando”, declara.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Por sua vez, Xinn Beats espera que seja só a primeira dobradinha. “Além de ser muito fã dessa galera, tive a honra de colaborar junto com eles, nessa junção de ritmos cuiabanos que trouxe esse suco maravilhoso que é Sem Moagem. Foi incrível essa experiência, e que venham as próximas colaborações e degustem sem moderação essa faixa”.
Além de Karola e Yan, a banda é formada por Bruno el Joe, que neste EP faz vocal e assina os elementos percussivos e sintetizadores; Vini Barros, na bateria e Paulinho Nascimento, nos vocais, baixo e synth bass.
Já na canção De Emetê (DMT), tem base eletrônica e participação especial de Alien Talks. A produção musical do EP é da banda, a mixagem, de Guigo Berger e a masterização, de Felipe Tichauer (Red Traxx Mastering). Já a arte da capa e identidade visual é de Hugo Alberto.
A diretora do selo Lambuza, Larissa Sossai destaca a parceria com o ilustrador. “Nós temos uma conexão real com o Hugo, que está com a gente desde o início e consegue traduzir em imagens o que estamos tentando construir com o som”.
O EP é lançado em um ano de muitas conquistas, em que a Calorosa soma apresentações pelo Brasil afora, expandindo os limites da música produzida em Mato Grosso. “A Calorosa tem conseguido circular por outros estados. Somente este ano já passou pelos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Participou de dois grandes eventos do mercado da música: SIM SP e Formemus (ES), apenas como resultado do EP de 2021. Então, acreditamos que o cenário está bastante favorável para que sigamos defendendo as produções autorais de Mato Grosso”, avalia Larissa.
Serviço:
Lançamento do EP DMT da banda Calorosa em todas as plataformas de música
16 de outubro, às 21h
Em frente ao Restaurante Universitário da UFMT
17 de outubro, às 21h
Rebu Bar (Av. Edgar Vieira, 420, Boa Esperança)