Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
BIÊNIO 2025/2027

Conselho da Pessoa com Deficiência empossa Mesa Diretora presidida por jornalista autista

A chapa “Conselho Inclusivo” foi eleita por unanimidade em votação conduzida pela presidente da Comissão Eleitoral, Roselene Garcia de Souza
Conselho da Pessoa com Deficiência empossa Mesa Diretora presidida por jornalista autista - Foto: Francinei Marans

Compartilhe essa Notícia

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) elegeu e empossou, nesta sexta-feira (23), a nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do colegiado no biênio 2025/2027. A solenidade contou com a presença de representantes do poder público, da sociedade civil, além de conselheiros e secretários municipais.

A chapa “Conselho Inclusivo” foi eleita por unanimidade em votação conduzida pela presidente da Comissão Eleitoral, Roselene Garcia de Souza. A nova diretoria é composta pelo jornalista Ulisses Lalio Pereira Barros, que é pessoa autista, como presidente; Josélia Maria Paz de Almeida Tibaldi, vice-presidente; Leonardo Guimarães Zara, 1º secretário; e Juarez de Almeida Albues, 2º secretário.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Conselho da Pessoa com Deficiência empossa Mesa Diretora presidida por jornalista autista – Foto: Francinei Marans

Também participaram da cerimônia o presidente da Associação dos Cegos de Mato Grosso (AMC), Luciano Marcelo de Campos, o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, da 34ª Promotoria do Ministério Público, bem como, os secretários municipais Hélida Vilela, titular da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, e Andrico Xavier, secretário adjunto de Inclusão, ambos membros do Conselho.

Em seu discurso de posse, o presidente eleito Ulisses Lalio destacou o caráter histórico e coletivo do CMDPD, ressaltando a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido por ex-conselheiros e ex-conselheiras ao longo dos anos. “Este Conselho não começa hoje. Ele continua hoje, mais forte, mais diverso e mais consciente do seu papel estratégico na cidade de Cuiabá”, afirmou.

Conselho da Pessoa com Deficiência empossa Mesa Diretora presidida por jornalista autista – Foto: Francinei Marans

Ulisses enfatizou o protagonismo das pessoas com deficiência na formulação e gestão das políticas públicas. Segundo ele, a inclusão verdadeira acontece quando essas pessoas ocupam os espaços de decisão. “Pessoas com deficiência não são apenas destinatárias de políticas públicas. São protagonistas, formuladoras e lideranças”, pontuou.

Durante seu discurso, o presidente também destacou avanços recentes na política municipal de inclusão, como a ampliação da equipe técnica da área, que passou de três para vinte profissionais em 2025, fortalecendo o atendimento à população. Ele reconheceu ainda a atuação de gestores com deficiência na administração municipal, ressaltando que a diversidade contribui para políticas públicas mais eficazes, empáticas e conectadas com a realidade.

Entre os compromissos da nova gestão, Ulisses elencou o fortalecimento do CMDPD como espaço de escuta ativa, a qualificação do debate técnico, a ampliação da articulação intersetorial e a defesa da acessibilidade como política transversal. “A inclusão não se constrói com improviso. Ela exige planejamento, dados, orçamento e, sobretudo, humanidade”, concluiu.

A nova Mesa Diretora assume com a missão de ampliar o protagonismo do Conselho e contribuir para a construção de uma Cuiabá mais acessível, justa e inclusiva para todas as pessoas com deficiência.

COMENTE ABAIXO: