Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
UNIDOS PELO QUADRIL

Gêmeos siameses de MT passam por cirurgia de separação de emergência em Goiânia após um deles morrer

Decisão foi tomada após Marcos morrer em decorrência de seguidas paradas cardíacas. Irmãos nasceram na terça-feira (6) unidos pelo quadril
Gêmeos siameses de MT passam por cirurgia de separação no Hemu. — Foto: Reprodução/Hemu

Compartilhe essa Notícia

Os gêmeos siameses Marcos e Mateus, de Mato Grosso, passam por uma cirurgia de separação em caráter de emergência na manhã desta quinta-feira (8), no no Hospital Estadual da Mulher (Hemu). De acordo com o cirurgião pediatra Zacharias Calil, a decisão foi tomada após Marcos morrer em decorrência de episódios de paradas cardíacas, o que agravou o estado de saúde e antecipou o procedimento.

“Fizemos de tudo e não conseguimos reverter a situação da parada cardíaca de uma das crianças. Ela [um dos gêmeos] apresentou complicações ao longo da madrugada e período da manhã. Teve umas quatro paradas cardíacas e o eletrocardiograma e mostrou que ele tinha uma série de complicações envolvendo o coração”, disse o médico no vídeo publicado nas suas redes.

Zacharias Calil afirmou ainda que o outro gêmeo segue vivo, o que tornou necessária a cirurgia de separação em caráter emergencial.

““Agora vamos enfrentar uma situação crítica, de altíssimo risco, para tentar salvar o bebê que sobreviveu. Infelizmente, não há outra alternativa. Vamos torcer”, completou.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Parto de emergência

Os bebês, do sexo masculino, nasceram com 34 semanas de gestação e, após o parto, foram encaminhados para a unidade de terapia intensiva neonatal, onde recebem cuidados e acompanhamento conforme os protocolos clínicos indicados para esse tipo de caso.

Os irmãos nasceram na terça-feira (6), em parto realizado no Hemu, em Goiânia, unidos pelo quadril, e representam um caso raro e complexo, segundo o médico. Para o especialista, a situação só não é mais delicada do que a de bebês que nascem unidos pela cabeça.

O parto foi conduzido pelos ginecologistas obstétricos Jéssica Alencar Rezende e Almiro Francisco Lopes. Zacarias Calil, cirurgião pediátrico, acompanhou o parto. A equipe médica seguirá monitorando a evolução clínica dos recém-nascidos e da mãe.

Família do Mato Grosso

A mãe dos gêmeos, uma jovem, de 22 anos, é natural de Canarana, no Mato Grosso, mas fez todo o acompanhamento pré-natal no Hemu. Segundo o hospital, não houve registro de intercorrências durante a gestação.

A família percorreu cerca de 600 quilômetros entre Canarana, no Mato Grosso, e Goiânia para o parto.

Gêmeos isquiópagos

Nas redes sociais, o médico Zacarias Calil explicou sobre a condição rara dos gêmeos Marcos e Matheus, um tipo raro de gêmeos siameses que nascem unidos pela região do quadril, especificamente pelo ísquio, um dos ossos da bacia.

Segundo o pediatra, a formação acontece ainda nas primeiras semanas da gestação, quando o embrião não se separa completamente. A gravidade do caso varia de acordo com o grau de união e com os órgãos que são compartilhados.

COMENTE ABAIXO: