DESENVOLVIMENTO

TCE-MT promove encontro para debater estratégias para governança pública participativa na Educação

O evento, que será de 24 a 26 de abril, engloba o II Seminário dos Conselhos Municipais do Fundeb e o XVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Compartilhe essa Notícia

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec), promove encontro para debater estratégias colaborativas para uma governança pública participativa na Educação. O evento, que será realizado de 24 a 26 de abril, engloba ainda o II Seminário dos Conselhos Municipais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o XVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso.

Com palestra magna do ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira, o encontro terá início às 9h, no auditório da Escola Superior de Contas. No período da tarde, será realizada mesa com o tema “Fortalecimento da Educação Pública: Democracia Participativa e a Importância nos Conselhos”, com palestras do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPMT) Miguel Slhessarenko Júnior e da secretária-executiva da Copec/TCE-MT, Cassyra Vuolo. Na ocasião, também serão lançados novos dados no Módulo Radar da Educação do TCE-MT.

Já no dia 25, a programação engloba o II Seminário dos Conselhos Municipais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, no auditório da Escola Superior de Contas, e o XVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso, no Espaço Cultural Liu Arruda.

No auditório, os debates serão sobre o Fundeb e suas condicionantes e implicações, bem como a respeito da fiscalização e acompanhamento dos sistemas dos Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs).

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

No Liu Arruda, com a participação da coordenadora-geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rita de Cássia de Freitas Coelho, serão discutidas as políticas educacionais na primeira infância, a diversidade e a inclusão para a garantia de direitos no contexto atual. Na sequência, o debate será sobre a educação especial e a construção do trabalho pedagógico para o próximo decênio.

No último dia de encontro, o auditório da Escola Superior de Contas será palco da palestra “Desafios e oportunidades no monitoramento do FUNDEB, a maior fonte de financiamento da educação pública do Brasil”, que será ministrada pela doutora em Ciências e Educação, consultora ad-hoc da FAPESP e do Banco Mundial, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e uma das criadoras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Maria Inês Fini.

No Liu Arruda, por sua vez, será realizada eleição e posse das diretorias regionais da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme/MT) – gestão 2024-2027. Clique aqui e confira a programação completa

Inscreva-se nos links abaixo:Clique aqui para se inscrever na abertura.Clique aqui para se inscrever no II Seminário dos Conselhos Municipais do Fundeb.Clique aqui para se inscrever no XVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso.

Inscreva-se nos links abaixo:

Clique aqui para se inscrever na abertura.

Clique aqui para se inscrever no II Seminário dos Conselhos Municipais do Fundeb.

Clique aqui para se inscrever no XVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO: