Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
GASTRONOMIA

‘Tucunaré à Moda do Bicudo’ é instituído prato típico de Barra do Garças

Prato foi eleito por votação popular no projeto ‘Encantos da Gastronomia’ do Senac-MT; ‘Edição Cáceres’ será lançada na próxima semana
Barra do Garças - Foto: Prefeitura Barra do Garças

Compartilhe essa Notícia

O município de Barra do Garças agora tem um prato típico oficialmente reconhecido. O prefeito dr. Adilson sancionou a lei que institui o ‘Tucunaré à Moda do Bicudo’ como o prato símbolo da cidade.

A receita pertence ao restaurante Buteco do Bicudo e Pescados e foi escolhida em votação popular na primeira edição do projeto ‘Encantos da Gastronomia’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), que tem como objetivo celebrar a riqueza gastronômica local, além de promover os potenciais turísticos e culturais das cidades mato-grossenses.

A iniciativa de oficializar o prato por meio de uma lei foi proposta pelo vereador Zé Gota, garantindo seu reconhecimento como parte do patrimônio cultural e gastronômico de Barra do Garças.

O ‘Tucunaré à Moda do Bicudo’ foi criado há 36 anos por Célis Fonseca Silva, o ‘Bicudo’, que, aos 16 anos, transformou a tradicional receita de tucunaré assado em uma versão frita e crocante, mantendo o sabor característico do peixe e conquistando a preferência do público ao longo das décadas.

O projeto ‘Encantos da Gastronomia’ é uma iniciativa do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT, e foi realizado entre abril e outubro do ano passado. Durante o processo de seleção, aproximadamente 40 pratos foram avaliados, dos quais 10 foram semifinalistas e, por fim, três foram escolhidos como os mais representativos da culinária de Barra do Garças.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância da ação para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

“A valorização da gastronomia local contribui diretamente para o fortalecimento do turismo e da economia. O reconhecimento do prato típico de Barra do Garças é um marco para a cidade e um incentivo para outros municípios aderirem à iniciativa”, celebra Wenceslau Júnior.

Próxima edição em Cáceres

Diante do sucesso do projeto em Barra do Garças, o Senac-MT lançará, na próxima sexta-feira (21), o ‘Encantos da Gastronomia – Edição Cáceres’, em parceria com os poderes executivo e legislativo municipal.

Parceira na realização, a Câmara de Vereadores sediará o lançamento do projeto que elegerá o prato típico da cidade.

A colaboração foi estabelecida em uma reunião com o presidente da casa de leis, vereador Flávio Negação.

A diretora de Educação Profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka, explicou a importância da iniciativa para a cidade.

“Além de valorizar a cultura e a gastronomia local, essa iniciativa fortalece o turismo, impulsiona a economia do setor e incentiva a qualificação profissional na área de gastronomia”, pontuou a dirigente.

O presidente da Câmara destacou a importância do poder público em apoiar ações como essa, que incentivem o turismo em Cáceres.

“O Poder Legislativo não é só fiscalizar as ações do Executivo. Também é preciso ser propositivo, no sentido de apoiar ações que estimulem o desenvolvimento econômico e social de Cáceres”, disse Negação.

Anteriormente, o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, apresentou o projeto à prefeita Eliene Liberato, que também sinalizou apoio à iniciativa e a parceria da prefeitura na sua realização, fortalecendo o compromisso com o turismo, a gastronomia e o desenvolvimento econômico de Cáceres.

O Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é a principal instituição de educação profissional voltada para o setor de comércio de bens, serviços e turismo do Brasil. Fundado em 1947, há 77 anos em Mato Grosso, o Senac se destaca por oferecer uma formação completa, desde cursos de capacitação até o ensino superior, com foco na qualificação e inclusão de jovens e adultos.

Sem fins lucrativos e mantido por empresários da classe comerciária, o Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que supervisiona todas as federações do comércio no país. Em Mato Grosso, a instituição está ligada ao Sistema Fecomércio MT e é responsável pelas ações educacionais e sociais no estado.

As unidades do Senac oferecem uma infraestrutura moderna, com salas climatizadas e laboratórios especializados. Essa estrutura é essencial para atender às demandas do comércio e contribuir para o desenvolvimento regional, formando profissionais capacitados para atuar nos mais diversos segmentos.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:

publicidade

publicidade