TRANSPARÊNCIA

Barranco quer cópia integral dos valores arrecadados do Fethab de 2022 e 2023

Segundo a justificativa do texto, o Requerimento tem fundamento no Princípio Constitucional da Publicidade e da Eficiência dos Atos da Administração Pública

Compartilhe essa Notícia

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou um requerimento cobrando informações do Secretário de Estado de Fazenda (SEFAZ), Rogério Luiz Gallo, sobre os recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O documento nº 168/2024 pede cópias integrais dos valores anuais de 2022 e 2023 de arrecadações do Fethab por cada produto.

O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) é uma contribuição vigente no estado de Mato Grosso, criada pela Lei 7.263 de 2000, com o objetivo inicial de arrecadar recursos que seriam usados para financiar obras de transporte, habitação e infraestrutura. Para isso, foram estipuladas taxas a serem cobradas dos produtores rurais nas operações de transporte de produtos como soja, milho, gado, madeira e outros.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

“Nesses mais de 20 anos de existência, a lei sofreu diversas alterações que aumentaram o valor da contribuição e ampliaram sua cobrança para novos produtos, o que tem sido motivo de inúmeras críticas. Desde a sua criação até a presente data a lei sofreu inúmeras alterações, mais de 40 leis modificativas, além dos diversos decretos e instrumentos regulamentando o assunto”, explicou Barranco.

Ele também ressalta que “O Fethab é uma contribuição vigente no estado de Mato Grosso com o objetivo inicial de arrecadar recursos que seriam usados para financiar obras de transporte, habitação e infraestrutura. Além disso, nós temos o dever e função de monitorar as ações do Governo, e procurar e aprofundar o entendimento e a transparência para a sociedade acerca dessa importante matéria”.

Segundo a justificativa do texto, o Requerimento tem fundamento no Princípio Constitucional da Publicidade e da Eficiência dos Atos da Administração Pública, insculpidos no caput do art. 37 da Constituição Federal de 1988.

COMENTE ABAIXO: