Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
SEXTA EDIÇÃO

Cultura, Sabor e Arte ao ar livre movimentam a Praça Alencastro

Considera-se que a ação na Praça Alencastro democratiza o acesso à cultura, uma vez que ocupa espaços públicos e promove a integração entre artistas, moradores e visitantes
Cultura, Sabor e Arte ao ar livre movimentam a Praça Alencastro - Foto: Erlan Aquino

Compartilhe essa Notícia

A 6ª edição da Feira Cultura, Sabor e Arte, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Alencastro, na quinta-feira (30) nasceu de uma iniciativa denominada “Vem pra Praça”, que tem o propósito de aproximar ainda mais a cultura popular da comunidade, para levar as ações culturais para um espaço mais acessível e próximo das pessoas. E a novidade agradou os expositores pelo movimento, pela alegria e receptividade. Músicos e bailarina do Projeto Piano Gente se apresentaram pela manhã e a tarde, dando um toque especial a programação. As 5 edições anteriores aconteceram na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Av. Barão de Melgaço.

Segundo a secretária adjunta de Cultura Popular, Vilmara da Silva Vidica, que na oportunidade representou o secretário Municipal de Cultura, Jhonny Everson, a proposta inicial era continuar as atividades na Secretaria, mas logo percebeu-se a importância de trazer o movimento para a Praça. “Lá dentro, na Secretaria, o ambiente é acolhedor e aberto ao público, mas muitas pessoas ainda não conhecem o espaço. Aqui na Praça, temos uma maior concentração de pessoas e conseguimos tornar o movimento mais aberto, mais popular, mais visível”, explica.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Cultura, Sabor e Arte ao ar livre movimentam a Praça Alencastro – Foto: Erlan Aquino

Considera-se que a ação na Praça Alencastro democratiza o acesso à cultura, uma vez que ocupa espaços públicos e promove a integração entre artistas, moradores e visitantes. “Vem pra Praça é, portanto, um convite para todos participarem, conhecerem e celebrarem a cultura viva que pulsa em nossa cidade”, frisou Vilmara.

Para Denize Rodrigues, do bairro Pedregal, a mudança para a praça rendeu-lhe boas vendas. “Hoje a venda foi muito rápida, tanto que eu tive que voltar lá em casa para fabricar mais e trazer, porque antes do meio dia já tinha vendido quase tudo. Foi uma vantagem muito grande, o biscoito de queijo foi vendido rapidamente”, declarou.

Cultura, Sabor e Arte ao ar livre movimentam a Praça Alencastro – Foto: Erlan Aquino

Sua banca apresenta algumas variedades de salgados assados (em bandejas), doces, biscoitos, sonhos recheados.

Sandra Aparecida da Silva Pereira, do bairro Cohab Nova, não perdeu nenhuma das edições, e esta, sendo a 6ª edição e estreando na Praça Alencastro, regada de muitas expectativas boas. “Sou só gratidão pelo secretário de Cultura, Johnny Everson e toda equipe por estar facilitando para nós, esse contato com o público. Lá na Secretaria é mais restrito, aqui as pessoas circulam, dão uma olhada, e compram. Aqui é mais fácil”, frisou. Ela expõe paçoca de pilão, cacau cuiabano, biscoitos cuiabanos, curau e outros.

Cultura, Sabor e Arte ao ar livre movimentam a Praça Alencastro – Foto: Erlan Aquino

Geize Padilha comercializa variedades de itens de artesanato e também gostou do novo espaço.

A feira contou, ainda, com artesanato de crochês, panos de pratos bordados, almofadas já caracterizadas em clima de natal, bem como porta panetones, bijuterias, e muito mais.

E o espaço gourmet, com pratos típicos, como peixe seco com arroz, peixe frito, Maria Isabel, frango à parmegiana e sarapatel.

Quem não aproveitou a oportunidade, tem que ficar na torcida para que no mês de novembro seja realizada no mesmo lugar. “Vamos avaliar se a próxima edição será aqui na Praça Alencastro ou na Secretaria de Cultura”, pontou a secretária Vilmara.

COMENTE ABAIXO:

publicidade

publicidade