As unidades da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande estão nos últimos preparativos para o retorno das aulas do segundo semestre letivo, marcado para a próxima terça-feira (21). Durante o recesso escolar, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), intensificou os serviços de manutenção predial, limpeza e conservação das escolas para garantir um ambiente mais seguro, organizado e acolhedor para estudantes e profissionais da educação.
As equipes de manutenção realizaram uma série de melhorias nas unidades escolares, incluindo pintura interna e externa, troca de lâmpadas, reparos na rede elétrica, substituição de tomadas, manutenção hidráulica, reparos em banheiros, pequenos consertos estruturais e revisão de equipamentos utilizados no dia a dia das escolas.
Além das intervenções prediais, os trabalhos também contemplaram a limpeza geral dos pátios, capina, poda de árvores, recolhimento de galhos, manutenção das áreas verdes, limpeza da arborização e organização dos espaços externos, proporcionando mais segurança e conforto para toda a comunidade escolar.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Entre as unidades atendidas estão a EMEB Ana Rosa da Silva, a Escola Municipal Antônio Joaquim de Arruda, o CMEI Domingos Sávio, além de outras escolas e Centros Municipais de Educação Infantil distribuídos pelo município, que receberam as intervenções de acordo com as necessidades identificadas pelas equipes técnicas da Secretaria.
Na EMEB Ana Rosa da Silva, a diretora Rosemeire Ferreira Pereira destaca que o período de recesso foi aproveitado para preparar a escola para receber os estudantes em um ambiente renovado.
“Estamos na expectativa para o retorno das aulas. O dia 21 está chegando e estamos preparando a escola para receber nossos alunos novamente, com energia renovada. Durante esses 15 dias de recesso, recebemos pintura interna e externa, além de uma força-tarefa de limpeza e organização. Foi um período importante para deixar a unidade pronta para iniciar o segundo semestre da melhor forma possível”, afirmou.

Além dos serviços de manutenção, os servidores responsáveis pela limpeza das unidades escolares também intensificaram os trabalhos nos últimos dias, realizando a higienização das salas de aula, corredores, banheiros, cozinhas, refeitórios, mobiliários e demais ambientes utilizados diariamente pelos estudantes. O objetivo é assegurar que todas as escolas estejam organizadas e preparadas para receber milhares de alunos no início das atividades letivas.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou que o período de recesso é fundamental para executar serviços que garantam mais conforto e segurança à comunidade escolar.

“Enquanto os alunos descansam, nossas equipes trabalham para que cada unidade esteja preparada para recebê-los da melhor maneira possível. Estamos realizando manutenções preventivas, pequenos reparos, pintura, limpeza e conservação dos espaços, sempre com o objetivo de oferecer um ambiente seguro, organizado e acolhedor. Cuidar da estrutura das escolas também é investir na qualidade da educação e no bem-estar dos nossos estudantes e profissionais.”
Segundo a Secretaria, os serviços continuam sendo realizados de forma contínua durante todo o ano letivo, atendendo às demandas encaminhadas pelas unidades escolares. Durante o recesso, no entanto, os trabalhos são intensificados para aproveitar a ausência dos estudantes e executar as intervenções com maior agilidade, garantindo que o retorno às aulas aconteça em ambientes adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.





















