O influenciador digital e escalador Balin Miller, de 23 anos, morreu nesta semana após sofrer um acidente enquanto tentava subir a formação rochosa El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, nos Estados Unidos. O jovem transmitia a escalada ao vivo em uma rede social no momento da queda.
A morte foi confirmada pela mãe de Miller, Jeanine Girard-Moorman, em declaração à Associated Press. Em publicação nas redes sociais, ela lamentou a perda do filho. “É com o coração pesado que devo dizer que meu incrível filho, Balin Miller, morreu em um acidente de escalada hoje. Meu coração está partido em um milhão de pedaços. Não sei como vou superar isso. Eu o amo muito. Quero acordar deste pesadelo horrível”, escreveu.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Segundo a família, Miller realizava a escalada sozinho pela rota conhecida como Sea of Dreams, de aproximadamente 730 metros de altura. O irmão mais velho da vítima, Dylan Miller, afirmou que ele havia concluído a subida, mas caiu durante a descida de rapel, possivelmente quando tentava recuperar equipamentos presos na rocha.
O acidente chocou os seguidores que assistiam à transmissão ao vivo pelo TikTok. Uma das espectadoras relatou que viu o momento em que Miller caiu enquanto içava suas malas presas durante a escalada. A causa exata do acidente ainda não foi confirmada pelas autoridades.
O El Capitan é um dos principais pontos do parque de Yosemite, com paredões de granito que chegam a 910 metros de altura. Considerada uma das escaladas mais desafiadoras do mundo, a formação rochosa só foi escalada por inteiro, pela primeira vez, por um escalador solo em 2017.