Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
SISTEMA MAXI

Livros do 3º e 4º bimestres de contrato de R$ 22,3 milhões foram destruídos em incêndio no galpão da Educação de VG

Secretária afirma que material foi perdido e que Prefeitura negocia reposição dos exemplares
Livros do 3º e 4º bimestres de contrato de R$ 22,3 milhões foram destruídos em incêndio no galpão da Educação de VG - Foto: Andre Luis

Compartilhe essa Notícia

Os livros didáticos do Sistema Maxi, destinados ao terceiro e ao quarto bimestres da rede municipal de Várzea Grande foram destruídos no incêndio que atingiu o galpão da Secretaria Municipal de Educação, na noite de 17 de junho. A informação foi confirmada em entrevista exclusiva ao VGN pela secretária municipal de Educação, Maria Fernanda, que informou que a Prefeitura já negocia com a empresa responsável pelo material a forma de reposição dos exemplares.

Os livros integram o contrato de R$ 22.311.004,20 firmado pela Prefeitura, por inexigibilidade de licitação, para fornecimento de materiais didáticos à educação infantil e ao ensino fundamental da rede municipal. O contrato tem vigência de 12 meses e contempla alunos da educação infantil, do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais.

Segundo a secretária, apenas os materiais do primeiro e do segundo bimestres haviam sido distribuídos às escolas. Os livros que seriam utilizados no restante do ano letivo permaneciam armazenados no galpão quando o incêndio ocorreu.

“Nós distribuímos primeiro e segundo bimestres, e o terceiro e o quarto bimestres estavam lá. Agora estamos em tratativa com a empresa para ver o que nós vamos fazer. Estamos discutindo o contrato neste momento”, afirmou Maria Fernanda.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

A contratação do Sistema Maxi prevê investimento de R$ 14.351.725,50 em materiais destinados ao ensino fundamental dos anos iniciais, R$ 5.703.431,40 para a educação infantil e R$ 2.255.847,30 para o ensino fundamental dos anos finais.

Apesar do contrato milionário, a Secretaria Municipal de Educação ainda não informou quantos exemplares foram destruídos pelo fogo, qual era o valor do material que permanecia estocado, nem qual será o impacto financeiro do incêndio.

Maria Fernanda explicou que o depósito também armazenava livros de anos anteriores, situação considerada comum devido à existência de sobras e materiais remanescentes. No entanto, ressaltou que os exemplares do Sistema Maxi destinados ao restante do ano letivo foram consumidos pelas chamas.

“Tinha livros de anos anteriores lá, como qualquer outro depósito da Educação tem, porque existe sobra, existem várias situações. Mas, especialmente, os livros do Sistema Maxi foram queimados”, declarou.

Questionada sobre como ficará o atendimento aos estudantes, a secretária afirmou que a Prefeitura já iniciou tratativas com a empresa fornecedora para definir a reposição do material. Até o momento, não há prazo para entrega dos novos livros nem informação sobre eventual custo adicional ao município.

Entenda o incêndio

O incêndio de grandes proporções atingiu o galpão da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, localizado na Avenida Senador Filinto Müller, na noite de 17 de junho. O imóvel funcionava como almoxarifado e centro de distribuição de materiais destinados às unidades da rede municipal.

As chamas destruíram móveis, eletrodomésticos, aparelhos de ar-condicionado, brinquedos, materiais escolares e livros. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.

Dias após o incêndio, a prefeita Flávia Moretti (PL) decretou calamidade administrativa na Secretaria Municipal de Educação pelo prazo de 180 dias, permitindo a adoção de medidas emergenciais para recompor a estrutura e garantir a continuidade do atendimento às escolas.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x