“Minha saúde está melhorando. Meu triglicerídeo estava alto e a doutora disse para eu escolher um exercício que me fizesse bem. Vim, gostei e fiquei. Hoje não sinto mais dores. Isso aqui transformou a minha vida.”
O relato emocionado é de Selma, uma das primeiras participantes do projeto Comunidade nas Escolas, realizado na EMEB Tereza de Benguela, no bairro Jardim Cômodo, em Cuiabá.
Ela não está sozinha nessa jornada. Assim como Selma, Daiane também descobriu uma nova rotina de cuidado e bem-estar.
“Estou muito feliz em poder participar. Está me ajudando no controle do peso, na educação alimentar e me sinto mais disposta no dia a dia.”
E as histórias seguem cheias de entusiasmo, como a de Jéssica, que se surpreendeu com a qualidade das aulas.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
“Estou gostando muito das atividades funcionais. O melhor é poder usar a escola do bairro, um lugar seguro e bem cuidado. A vereadora Michelly, o prefeito e o secretário de Esporte estão de parabéns.”
Esses depoimentos mostram o impacto de uma iniciativa simples e transformadora que vem mudando vidas em diversos bairros de Cuiabá.
A ação é intermediada pela vereadora Michelly Alencar e realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto transforma as escolas municipais em espaços de saúde, lazer e convivência. Nos horários em que não há aula, as quadras e pátios se abrem à comunidade, especialmente às mulheres , que encontram ali um ambiente seguro e acolhedor para cuidar de si mesmas.
Na EMEB Tereza de Benguela, no dia 29 de outubro, cerca de 100 mulheres participaram de avaliações físicas e aulas de funcional, em um clima de alegria, energia e superação.
Presente no encontro, a vereadora Michelly Alencar se emocionou ao ver de perto o envolvimento das mulheres e destacou o poder transformador da ação.
“Aqui a gente vê mulheres que decidiram cuidar de si mesmas. Mães, avós e filhas que deixaram o sofá e a novela para investir na própria saúde e reencontrar o prazer de viver.”
Michelly é uma das principais incentivadoras do projeto e lembrou que a iniciativa nasceu de um sonho antigo.
“Durante anos defendi que as escolas fossem abertas à comunidade. Hoje esse sonho é realidade, com o apoio do prefeito Abilio Brunini, dos secretários de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, e de Educação, Amauri Monge, além do vice-governador Otaviano Pivetta. Muitas comunidades só têm o espaço esportivo dentro da escola. Por isso, abrimos esses locais, fortalecendo o vínculo das famílias com o ambiente escolar e criando oportunidades de transformação. Aqui, especialmente, as mulheres se destacaram, e isso enche o coração da gente de orgulho”, afirmou a vereadora.
Com encontros realizados três vezes por semana, o “Comunidade nas Escolas” vem se consolidando como uma política pública de sucesso. Muito além do exercício físico, o projeto promove saúde, convivência e pertencimento, mostrando que a escola pode ser também um lugar de acolhimento, superação e novas histórias de vida.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, destacou que o projeto está em expansão e já alcança 20 escolas da capital.
“A ideia é simples e eficiente: usar a estrutura que o município já tem. Quando a escola fecha, nós abrimos as quadras para a comunidade. As aulas acontecem três vezes por semana e acompanhamos a evolução física das participantes. Isso melhora o condicionamento e também a saúde mental de todos que participam”, concluiu o secretário.























