A Polícia Federal (PF) está empenhada em finalizar, até o final deste ano, o relatório decisivo das investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi divulgada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.
Atualmente, os investigadores estão concentrados na análise de evidências que possam confirmar as declarações feitas na delação premiada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.
O foco principal das investigações está no suposto envolvimento de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula (PT) como presidente. Segundo informações reveladas na delação premiada, Cid afirmou que o ex-capitão discutiu previamente um esboço de golpe com os comandantes das Forças Armadas.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
A PF está compilando dados para mapear a participação do ex-chefe do Executivo em ações contra a democracia, buscando entender seu papel nessas investidas. O documento deve embasar uma possível denúncia da Procuradoria-Geral da República sobre Bolsonaro.
O relatório final da polícia vai explorar quatro eixos, além do plano golpista, sendo eles: Os ataques virtuais a opositores; os ataques às instituições (STF, TSE), ao sistema eletrônico de votação e ao processo eleitoral; ataques às vacinas contra a Covid-19 e às medidas sanitárias na pandemia e uso da estrutura do Estado para obtenção de vantagem.