A Secretaria Municipal de Saúde – SMS realiza, nos próximos três sábados, um projeto voltado à saúde bucal da população em situação de rua e vulnerabilidade social. As ações acontecerão nos dias 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro, com atendimento na Clínica Odontológica CPA III , por meio das equipes de saúde bucal e do programa Consultório na Rua (Luz e Novo Amanhecer).
“O trabalho com a população em situação de rua já é uma prática contínua realizada pela SMS por meio do programa Consultório na Rua. Esta ação, no entanto, é uma iniciativa especial, que amplia o atendimento odontológico e reforça o cuidado integral com esse público”, explicou a cirurgiã-dentista idealizadora do projeto, Maricelia Arruda de A. Silva.
O projeto busca oferecer atendimento odontológico emergencial e preventivo, promovendo bem-estar e qualidade de vida para um público que enfrenta inúmeros desafios no acesso à saúde. Além de tratamentos como extrações, restaurações e encaminhamentos, haverá palestras e oficinas sobre higiene bucal, prevenção de doenças e autocuidado.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Programação
– 30/11/2024: Clínica Odontológica CPA III
– Horário: das 7h às 15h
– Paralelamente, haverá ações do Novembro Azul, com palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, triagens e consultas médicas, além de suporte psicológico e terapias integrativas.
07/12/2024 e 14/12/2024: Clínica Odontológica CPA III
– Horário: das 7h às 15h
– Atividades voltadas ao Dezembro Vermelho, com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, HIV e HPV. Serão oferecidos testes rápidos, consultas médicas, terapia integrativa e mobilização social.
Os participantes receberão kits de higiene bucal, contendo escova de dentes, pasta dental e outros itens essenciais.
Espera-se atender até 300 pessoas, com a realização de 105 procedimentos odontológicos, além de palestras educativas. O projeto busca não apenas tratar, mas prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos beneficiados, contribuindo para mais saúde e dignidade.
“Essa ação é um marco para a nossa cidade, porque levar saúde bucal à população em situação de rua e vulnerabilidade social vai muito além de cuidar dos dentes. Estamos promovendo dignidade, autoestima e bem-estar. Muitas dessas pessoas enfrentam desafios enormes para acessar serviços básicos de saúde, e iniciativas como esta mostram que é possível fazer a diferença com empatia e compromisso. A saúde bucal impacta diretamente a qualidade de vida, e estamos aqui para oferecer cuidado, prevenção e uma oportunidade de mudança”, comentou a coordenadora de Saúde Bucal, Sueli Ribeiro.