Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
SAIBA QUAIS

Governo proíbe consumo de 3 marcas de “café fake”

O governo afirma que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado
Marcas conhecidas como 'café fake' são consideradas impróprias para consumo em lista do governo; veja quais — Foto: Reprodução

Compartilhe essa Notícia

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) classificou três marcas de “pó para preparo de bebida sabor café”, o “café fake”, e afirmou que elas são impróprias para consumo. A decisão ocorre após uma investigação encontrar micotoxinas, produzidas por fungos, em quantidade superior ao tolerado.

As três marcas são Melissa, Pingo Preto e Oficial. O governo afirma que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado. Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), diz que os produtos eram feitos de “lixo da lavoura”.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

As micotoxinas podem ser potencialmente cancerígenas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), e o Mapa recomenda que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de ingeri-los imediatamente. É possível solicitar uma substituição do produto com base no Código de Defesa do Consumidor.

A pasta pede que clientes comuniquem o governo por meio do Fala.BR se encontrarem algum estabelecimento vendendo o produto, seja fisicamente ou pelas redes sociais, informando o endereço do local.

Marcas de “café fake” proibidas pelo governo – Foto: Reprodução

publicidade

publicidade