O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), evitou, durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira (04.05), antecipar posicionamento sobre o projeto de lei que autoriza o uso de animais em circos no Estado e afirmou que só vai se manifestar após analisar o texto final.
A proposta, que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ganhou repercussão nacional após ser modificada durante a tramitação e passar a permitir a presença de animais nos espetáculos — mudança que gerou críticas, inclusive dentro do próprio parlamento.
O presidente da ALMT, Max Russi (Podemos), se posicionou contra a proposta e classificou a mudança como um retrocesso. “Vejo isso como um retrocesso. Meu voto é contrário a essa mudança. Não é o momento de retroceder, mas sim de avançar”, declarou.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Questionado sobre a possibilidade de sanção, o governador foi direto ao afirmar que ainda não teve acesso ao projeto aprovado em primeira votação.
“A lei já chegou aqui? Eu vou analisar o conteúdo da lei. Não posso me expressar diante de uma hipótese, vou analisar”, declarou.
Pivetta também ressaltou que defende o bem-estar animal, mas sem antecipar qualquer decisão sobre o tema. “Sou a favor de cuidar dos animais, quem gosta de animal, que possui, cuida”, completou.
O projeto foi aprovado em primeira votação na última quarta-feira (15) e ainda precisa passar por nova análise no plenário da ALMT. Caso seja aprovado em segunda votação, será encaminhado ao Governo do Estado para sanção ou veto.
A proposta é de autoria do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), mas teve o conteúdo alterado por um substitutivo apresentado por Gilberto Cattani (PL), que passou a permitir o uso de animais em circos, desde que respeitadas regras de bem-estar.




















