Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
INOVAÇÃO

Iniciativa do IFMT conecta mestrados e escolas estaduais com exposições itinerantes de Ciência e Tecnologia

Esta iniciativa inovadora nasceu dentro do PROEXT-PG, gerido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMT – Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva
Iniciativa do IFMT conecta mestrados e escolas estaduais com exposições itinerantes - Foto: Assessoria

Compartilhe essa Notícia

Nos dias 23 e 25 de junho ocorreram as primeiras ações da “I Exposição Itinerante da Pós-Graduação do IFMT: difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação a serviço da sociedade”, ofertado pelo Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que busca aproximar a comunidade local das pesquisas e ações desenvolvidas nos programas de mestrados da referida instituição.

Cabe mencionar que a primeira exposição ocorreu na Escola Estadual Cívico Militar Deputado Salim Nadaf em Várzea Grande/MT, com o pleno apoio e parceria da Direção da escola. Já a segunda ação ocorreu na Escola Estadual Cesário Neto em Cuiabá/MT, momento em que a gestão escolar organizou o acolhimento da equipe do projeto.

A próxima atividade está programada para dia 11 de Setembro de 2026, na Escola Estadual Profª. Eucaris Nunes da Cunha e Moraes, em Poconé/MT.

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Iniciativa do IFMT conecta mestrados e escolas estaduais com exposições itinerantes – Foto: Assessoria

A Exposição Itinerante da Pós-Graduação do IFMT demonstra a preocupação dos programas de mestrado do IFMT em cumprir sua função social, integrando os diversos segmentos da sociedade (destaque para a SECITECI e escolas estaduais de Mato Grosso) para compartilhar, em diferentes cidades de Mato Grosso, saberes desenvolvidos na Ciência e na Tecnologia que beneficiam a vida concreta das pessoas, especialmente os jovens do ensino médio e seus educadores.

O idealizador da atividade, o Pós-doutorando Prof. Dr. Thiago Fernandes (UFR), seu Supervisor Prof. Dr. José Vinicius da Costa Filho (IFMT) e a bolsista de Graduação Jessyka Botelho de Paula Ribeiro, todos do PROEXT-PG, exaltam a importância da ciência e tecnologia ser parte integrante da vida das pessoas em seu contexto real.

Nas palavras do Dr. Thiago Fernandes “Nosso evento interativo reforça o compromisso da academia em promover uma pós-graduação conectada com as demandas sociais, levando conhecimento, inovação e oportunidades para diferentes contextos”.

O Dr. José Vinicius da Costa Filho complementa “A exposição integra ensino, pesquisa e extensão para criar pontes de diálogos diretos junto às comunidades, demonstrando que a Ciência e a Tecnologia podem inspirar e despertar sonhos, contribuindo para a transformação social”.

Esta iniciativa inovadora nasceu dentro do PROEXT-PG, gerido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMT – Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, sendo viabilizado pelas políticas de bolsas de Pós-Doutoramento e de Graduação criadas pela CAPES do Governo Federal.

O esforço conta ainda com a parceria do Mestrado em Ensino (PPGEn), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), Mestrado Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do IFMT, o Programa de Iniciação à Docência (PID) do IFMT; bem com o financiamento da UNISELVA e o furgão e o ônibus da Ciência da SECITECI do Governo Estadual de Mato Grosso.

 Conheça o ProfEPT:

O ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Capes/MEC com conceito 4. No IFMT, o programa conta com a participação dos seguintes Professores Doutores: André Luiz Amorim Fonseca; Danilo Herbert Queiroz Martins; Ed Wilson Tavares Ferreira; Geison Jader Mello; Jefferson Bento de Moura, José Vinicius da Costa Filho; Larissa Beraldo Kawashima, Leonam Lauro Nunes da Silva; Lúcio Ângelo Vidal; Ronan Marcelo Martins; Tatiane de Oliveira. A secretaria do Programa é composta por: Andréia Maria de Sousa da Silva e Rhenni Fátima Sêmpio de Souza Rocha.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

publicidade

publicidade

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x