O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil para investigar suposta fraude em licitação e execução de contrato firmado entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e o Instituto Inca, no valor de R$ 3,9 milhões, para a realização do “Arraiá da Cidadania – Programa Ser Família”, realizado em 2025, em Cuiabá.
O inquérito civil por instaurado, no dia 7 de julho, por determinação do promotor Mauro Zaque de Jesus, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, de acordo com a Portaria Nº008/2026.
O caso foi revelado, com exclusividade, pelo Isso É Notícia, em agosto de 2025.
Após diversas diligências e prestação de informação por parte da entidade e da Setasc-MT, o MP avaliou a necessidade de instaurar o inquérito para realizar novas diligências sobre o caso.
O “Arraiá da Cidadania” foi um evento explorado politicamente pela ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, pré-candidata a deputada federal pelo União Brasil e considerada “madrinha” do Programa Ser Família.
Virgínia não é investigada no inquérito.
Segundo o MP, aparecem como investigados a Setasc-MT e o Instituto Inca.





















