Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
ALFREDO DA MOTA MENEZES

O futuro chegando

Show Safra teve fala constante do agro sobre a agroindustrialização
ALFREDO DA MOTA MENEZES

Compartilhe essa Notícia

No Show Safra em Lucas do Rio Verde, realizado agora em março, um dado chamou muito a atenção. Foi a fala constante e forte do pessoal do agro sobre a agroindustrialização necessária do estado. Também foi tema no encontro de líderes empresarias, LIDE, na Fiemt e mereceu fala de Aldo Rebelo, candidato a presidente, de que MT será o estado mais industrializado do pais em algum tempo.
Algum tempo atrás as conversas eram, o que era natural, voltadas para sementes, plantar, colher, exportar ou tudo referente à produção primária. Agora, além da defesa dessa área, aparece com força a agroindústria.
É o caminho, aliás, por muito tempo um dos temas desta coluna. E, dando uma volta por esse assunto, se falava sobre o caso conhecido de São Paulo. Grande produtor de café, acumulou capital e dai caminhou para a industrialização. Guardadas as devidas proporções, MT tem que caminhar por aí também.
Tem produção, recursos próprios ou buscar empréstimos futuros, ferrovias chegando e tem gentes no estado no campo da ciência e pesquisa. O que talvez precisa ser trazido de fora seja mão de obra para a agroindústria. É um desafio porque não é só dizer que tem vagas de empregos. A pessoa e sua família para vir precisaria de mais suporte, incluindo moradia. Ou seja, o estado está diante de um novo e positivo desafio. É, repetindo antiga fala do mundo capitalista, respondendo desafios que se cresce, seja na vida privada ou empresarial.
Com ferrovias, hidrovias e duplicação de rodovias diminui aquele temor antigo de que o estado nunca seria uma potência econômica por falta disso. Fatos atuais mostram que isso está sendo enfrentado também. Incluindo ainda o sonho de uma alternativa pelo Pacifico.
Nesse assunto de agroindústria apareceu a informação de que o BNDES pode emprestar mais de 450 milhões de reais para se criar uma enorme fábrica de etanol em Tapurah no estado. Parte da tal industrialização dita acima.
Nessa área de etanol o estado está indo para o primeiro lugar no Brasil em produção, já chega a cerca de sete bilhões de litros por ano. MT é o estado que mais produz etanol de milho. Tem outros lugares, grandes produtores também, mas usando muto cana de açúcar.
Alguns anos atras, quando se começou a falar em etanol de milho, muita gente aqui não acreditava mesmo sendo mostrado que os EUA estavam produzindo muito etanol de milho. Hoje MT vai usar algo como um milhão de tonelada de milho por ano para produzir etanol. E dali ainda sai outro sub produto, o bagaço, ou o nome que for, do milho para usar como alimentação de animais. Ganha-se também por aí.
Aquele receio anterior de que este estado ficaria na rabeira do desenvolvimento econômico nacional, hoje não passa de lembrança antiga de conversa de mesa de bar. As conversas e ações hoje mostram outros caminhos e uma realidade futura diferente. Tinha gente que falava em mudar daqui para que os filhos tivessem melhor oportunidade fora. Talvez tenham mudado de ideia.
Alfredo da Mota Menezes é analista político.

Os artigos de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do Isso É Notícia*

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x