Nesta quarta-feira (08/07), durante o Circuito de Formação do Administrativo (CIFA 2026), promovido pela Seduc-MT entre os dias 7 e 10 de julho, em Cuiabá, a profissional de Apoio Escolar Especializado (AEE), Kelly Cristiane Moraes Santos, confrontou o governador do Estado de Mato Grosso, Otaviano Pivetta.
Em vídeo divulgado pela própria servidora, ela cobrou o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), cuja defasagem acumulada chega a 18,38%.
NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
“Governador, paga o nosso RGA, eu estou endividada! O senhor quer ser eleito, então nos ajude”, cobrou a funcionária de apoio educacional, merendeira há 15 anos, que atualmente atua na Escola Estadual Vanil Stabilito, em Várzea Grande, e é ex-dirigente do Sintep/Várzea Grande.
Kelly relata que já sofreu descontos em folha de pagamento e precisou reorganizar completamente a vida financeira. Diante das dificuldades, voltou a morar com a família para conseguir enfrentar o aumento do custo de vida.
“O salário por si só já não tem sido suficiente e, sem a RGA, que é um direito nosso, a situação fica ainda pior. Nós estamos sendo ignorados e pisoteados pelo governo. Além disso, adoecemos cada vez mais com a coação, a pressão e a retirada da gestão democrática e de direitos garantidos em lei”, desabafou.
Para o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, a manifestação da servidora representa o sentimento de milhares de trabalhadores da educação em Mato Grosso. Segundo ele, além da perda do poder de compra, os funcionários convivem diariamente com a sobrecarga de trabalho, a redução do quadro de servidores e o acúmulo de atribuições que extrapolam as funções previstas em lei.
“Quando falta servidor, quem permanece na escola precisa assumir cada vez mais tarefas. A fala da Kelly traduz essa realidade. Os profissionais estão sobrecarregados, desvalorizados e seguem aguardando um direito que deveria ser garantido: a reposição das perdas salariais”, afirmou.
Assista ao video:






















